Não há setor na economia que não esteja se transformando e adotando iniciativas mais sustentáveis para se posicionar diante da sigla que pauta o mundo e é usada para se referir às melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG - Environmental, Social and Corporate Governance).

O Anglo Sorocaba é escola signatária do movimento Escolas pelo Clima desde 2020 e, este ano, está a caminho de ser apoiadora dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Aqui realizamos uma série de práticas sustentáveis, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Quase 500 mil folhas de papel deixarão de ser descartadas nesse ano.

Assumir a missão de desenvolver cidadãos conectados com o meio ambiente e a sustentabilidade é um dos caminhos, por meio do nosso novo projeto Pegada Sustentável, um trabalho que envolve não só os estudantes e professores, mas toda a comunidade escolar em uma série de atividades, que trabalham desde os conceitos sobre ecologia até atividades práticas como reaproveitamento de materiais e consumo consciente.

Em 2019, alunos do Anglo se envolveram no "International Design Project" - Projeto Internacional Design -, no qual puderam criar um parque com produtos reciclados, como por exemplo, banco feitos com pneus e cordas.

Além disso, as turmas são incentivadas a plantar árvores originárias da Floresta Mesófila - cobertura vegetal típica de Sorocaba e região - em uma área verde que ronda a escola devolvendo ao meio ambiente suas essências nativas.

Aqui nós trocamos o papel por paineis digitais, reaproveitamos e planejamos a compra de objetos utilizados nas aulas (palitos, tintas, canudos) com colegas e evitamos materiais poluentes, como bexiga e isopor.

Para se ter uma ideia, segundo a diretora geral Carol Lyra, a implementação do Learning Book  (tecnologia que disponibiliza o conteúdo pedagógico totalmente digital aos alunos), da Agenda Digital e do Centro de Atendimento com material em formato de QR Code, deve resultar na economia de, pelo menos, 482 mil folhas de papel em 2022.

200 mil copos deixarão de ser descartados na natureza, esse ano.

A introdução de canecas e squeezes individuais em substituição a copos de plástico também já é uma prática disseminada por aqui.

"Nossa missão é trabalhar a educação cidadã em todas as frentes da escola. Quando formamos um bom cidadão, formamos, também, uma pessoa honesta, com ética, e que tem a visão de proteger o planeta", finaliza Carol.

Leia mais na matéria publicada pelo G1: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/especial-publicitario/anglo-sorocaba/noticia/2022/03/28/pegada-sustentavel-escola-de-sorocaba-forma-cidadaos-mais-conscientes-e-responsaveis-com-o-meio-ambiente.ghtml 

Acompanhe nossas ações pelo Instagram